Compreender a realidade dos municípios mais afastados em distância da capital amazonense faz parte da missão humanitária da Cruz Vermelha Brasileira Amazonas, que unida ao projeto Natura – visando a segurança alimentar e a campanha Always – menina ajuda menina – levou auxílio a mais de cem famílias do município de São Gabriel da Cachoeira, extremo noroeste do Amazonas onde 74% da população são indígenas de diferentes etnias.

São Gabriel da Cachoeira fica cerca de 856 km de Manaus, o percurso só é possível por meio de barco ou de avião. Os voluntários da Cruz Vermelha Brasileira Amazonas atenderam os povos das comunidades indígenas de Camanaus, Teti , Ilhas das flores, Tawniá e em São Gregório, que abrigam as etnias Baré, Baniwa e Arianos.

Além do trajeto terrestre, é necessário fazer um percurso de barco, para chegar nas comunidades, que além de sofrerem com todos os impactos causados pela pandemia da Covid-19, sofrem também com os fenômenos das cheias e vazantes dos rios na Amazônia. Tais fenômenos naturais causam, todos os anos, riscos e vulnerabilidade aos ribeirinhos e indígenas que ficam impossibilitados de trabalhar e garantir seu próprio sustento.

Essas famílias em vulnerabilidade das comunidades indígenas do alto rio Negro receberam cestas básicas, kits de higiene (álcool, máscara, sabonete, absorvente e barbeador). Além de educação e saúde sobre o uso correto das máscaras, lavagem das mãos e a importância da vacinação e as doses de reforço, para o combate à pandemia do novo coronavírus.

 

Foram distribuídos 1,5 tonelada de alimentos para cerca de 100 famílias, que vai garantir acesso a alimentação adequada à população indígena dessas comunidades, muito afetados pela pandemia e a cheia dos rios. Também foram entregues absorventes Always, da campanha ‘Menina ajuda Menina’, para auxiliar na saúde íntima de meninas e mulheres em vulnerabilidade.

Além disso, para os comunitários de saúde e agentes comunitário de Endemias do município foram entregues kits de EPI’S e treinamentos para casos de sinistros e atendimento de primeiros socorros.