A Assembleia Estadual da Cruz Vermelha Brasileira Amazonas – CVBAM aconteceu no sábado, 4 de novembro, na sede da instituição, e contou com a participação do presidente Mário Anibal Gomes, do vice-presidente Marcelo Rosas, secretária-geral Ana Paula Araújo, conselheiros e voluntários.

Abrindo a assembleia o presidente Mário Anibal falou da importância da Assembleia para a história da CVBAM que vem bem antes de 1970, e a participação de todos irá incentivar os futuros voluntários a dar continuidade a instituição.

Após a leitura da ata da Assembleia Estadual de 2022, o presidente da Cruz Vermelha Brasileira Júlio Cals, via remoto, falou a todos os presentes exaltando o trabalho de cada um, chamando-os de Heróis da Cruz Vermelha, e da importância de todos estarem reunidos em prol da CVBAM e da ajuda humanitária.

“A CVBAM tem um time de muita força e sensatez e há anos a ajuda humanitária no Amazonas se destaca das demais do país, coopera com o movimento internacional passando confiança da liderança na resolução dos problemas, e em especial os voluntários que ombreiam o presidente”, disse o presidente da CVB.

Júlio Cals explanou sobre o trabalho da Cruz Vermelha no Brasil, informando aos presentes sobre as atuações dos demais estados e brindou os voluntários do Amazonas com a notícia de que a CVB passa a possuir um novo vice-presidente nacional “O novo vice-presidente tem dna e amor voluntário, cresceu dentro da CVBAM, e é um orgulho dentro da instituição no Amazonas. Apresento-os o voluntário Kleber Maia que a partir de agora somo força com a gestão nacional, para o desenvolvimento da Cruz Vermelha Brasileira.

Para Kleber Maia é uma alegria e grande responsabilidade, sua nova posição dentro da CVB, agradeceu a todos os que lhe ajudaram a chegar nesta nova etapa da sua caminhada de ativista humanitário. “A minha gratidão ao presidente Mário Aníbal, e a todos os voluntários que me ajudaram nesta caminhada e espero corresponder ao compromisso de forma honesta”, disse.

 

 

Ao longo do dia a assembleia transcorreu com os coordenadores dos departamentos fazendo suas prestações de contas. O coordenador do Departamento de Primeiros Socorros, Rennan Nunes apresentou o funcionamento do departamento e a equipe que juntos atuam em capacitações internas que os preparam para atuarem em cursos, eventos esportivos, treinamentos aquáticos e atualizações, fazendo-os estarem conectados com a teoria e a prática.

 

A coordenadora do departamento de saúde Adriele Roque apresentou o trabalho realizado nas ações de saúde e sobre o retorno da comunidade com relação aos atendimentos que muitas das vezes se destacam frente aos das UBS, assim como falou da importância da educação e da saúde andarem juntas, através das palestras e atendimentos nos locais.

 

Para a coordenadora do departamento de Voluntários, Stefanne Moraes, o ano de 2023 está sendo dedicado para o processo de restruturação, reorganização e padronização de suas atividades, para que em 2024 possa-se abrir processos seletivos e receber novos voluntários.

No departamento do Restabelecimento dos Laços Familiares foram apresentadas as atividades realizadas ao longo do ano e seus desafios. Para Jannifer Lima os relatórios são enviados semestralmente com os planos de ação, e apresentam desde quantidade de pessoas atendidas nos postos de atendimento.

 

Rayssa Cambriai responsável pelos projetos da instituição tem levado o nome da Cruz Vermelha Amazonas a participar de certames que apoiam desde o incentivo a alimentação através do agro, aos públicos mais necessitados, passando por apoios de organizações de sociedade civil, até cursos de primeiros socorros, desenvolvimento social e melhorias na qualidade de vida dos atendidos.

 

 

Antes de apresentar o balanço das atividades e contas 2023 da Cruz Vermelha Amazonas, que foi aprovado. A secretária Executiva Ana Paula Araújo apresentou as duas novas aquisições Rachel Affonso que passa a fazer a Gestão Financeira e Recursos Humanos da CVBAM e Alana Cavalcante que irá gerir a administração e a logística da instituição.

 

 

Vívian Marler apresentou aos presentes a realidade do departamento de comunicação, falou sobre as facilidades e desafios encontrados na realização das atividades, e da parceria encontrada nos voluntários dos demais departamentos que são considerados correspondentes na hora de divulgar as ações. Ao falar sobre a comunicação institucional frisou que sem a paixão e o amor que o voluntário Cruz Vermelha precisa ter, não há como fazer  a comunicação institucional, que começa na hora que cada um se dispõe a ser voluntário.

 

O vice-presidente Marcelo Rosas, em sua apresentação, parabenizou cada explanação que fez com que todos conhecessem a realidade da Cruz Vermelha Amazonas e aproveitou para, juridicamente, informar sobre algumas atividades realizadas pelos departamentos, como o de comunicação e projetos.

 

O dia finalizou com o presidente Mario Anibal agradecendo o trabalho dos voluntários no ano de 2023, que presaram pela lisura e transparência em seus processos, tendo assim a aprovação das contas e dos processos pelo conselho presente, o que reflete no compromisso dos processos institucionais adotados em sua gestão. E incentivou os voluntários a darem continuidade ao compromisso que firmaram quando aceitaram vestir a camisa da Cruz Vermelha e juntos trabalhar para o desenvolvimento da Cruz Vermelha Brasileira Amazonas, com o único objeto que é atenuar o sofrimento humano.