Federação Internacional da Cruz Vermelha

A Federação inspira, facilita e promove todas as atividades humanitárias realizadas por suas Sociedades Nacionais membros em nome dos povos mais vulneráveis. Rege e coordena as ações de seus membros na assistência a vítimas de desastres naturais e causados pelo homem, a pessoas refugiados àquelas afetadas por emergências sanitárias.

A Federação Internacional foi fundada em 1919 em Paris após a Primeira Guerra Mundial. Originalmente chamado de Liga das Sociedades da Cruz Vermelha, fomos uma criação de Henry Davison, presidente do Comitê de Guerra da Cruz Vermelha Americana.

Davison convocou os membros fundadores da Liga, as Sociedades da Cruz Vermelha da França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Estados Unidos, em uma conferência médica internacional. Juntos, eles acreditavam que a compaixão e a experiência demonstradas pelos voluntários da Cruz Vermelha durante a guerra também poderiam ser demonstradas em tempos de paz.

O primeiro objetivo da Liga era simples: melhorar a saúde das pessoas em países que sofreram muito durante a guerra. Ele também procurou melhorar as Sociedades da Cruz Vermelha existentes e promover a criação de novas em todo o mundo.

Poucos meses depois de sua criação, a Liga lançou uma campanha para conter uma epidemia maciça de tifo na Europa Oriental. Logo depois, ele lançou apelos após a fome russa de 1921 e o grande terremoto de Kanto no Japão em 1923.

Em 1983, tornou-se a Liga das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e, finalmente, em 1991, a Federação Internacional como é hoje.