PRESIDENTE DA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA AMAZONAS MÁRIO ANÍBAL GOMES

Mário Aníbal Gomes Junior é Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Atua desde o ano de 2014 como presidente da Cruz Vermelha Brasileira Amazonas.

Com especialização em Gestão de Emergências e Desastres, Mário Aníbal assumiu a Subsecretaria da Defesa Civil de Manaus com o cargo de subsecretário, em 2013. No mesmo ano, atuou como secretário executivo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus.

Em 2014, como presidente da Cruz Vermelha Brasileira Amazonas (CVBAM) e com o propósito de atenuar o sofrimento humano, Mário Aníbal se mobilizou para retornar as atividades da filial Amazonas que estavam inativas por quase 20 anos. Entretanto, há registros históricos do Órgão Central que as primeiras atividades da CVBAM iniciaram em 1912. A sede está localizada na Avenida Getúlio Vargas esquina com a Ramos Ferreira, no centro de Manaus. No entanto, a estrutura está desativada por reforma.

Além de presidente da Cruz Vermelha Brasileira Amazonas ele é Conselheiro Nacional e faz parte da Junta de Governo Nacional da Cruz Vermelha Brasileira. Devido à sua mobilização nas causas humanitárias, o presidente da CVBAM ganhou por três anos consecutivos o prêmio Status Manaus (2013, 2014 e 2015). Foi condecorado com medalha do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, medalha de Ouro Cidade de Manaus, concedida pela Câmara Municipal de Manaus, medalha Mérito Legislativo na Assembleia Legislativa do Amazonas. Pelo Corpo de Bombeiros Militar, o presidente recebeu as medalhas Leogevildo Coelho, Dom Pedro II e o 1º Prêmio Defesa Civil “Eu contribuí”, Subcomadec-AM.

Mário Aníbal Gomes foi coordenador de ajuda humanitária na enchente de 2009, nos municípios de: Anamã, Anori, Silves, Barreirinha e Parintins. Foi também coordenador de remoção de área de risco na capital: Igarapé de Manaus, Igarapé do Franco, Ipixuna e Ponte da Maués. Coordenador da Emergência da Enchente do Rio Negro nos anos de 2013, 2014 e em 2015, em Manaus.

Em 2020 junto com a equipe de voluntários coordenou as ações de fortalecimento e combate durante a pandemia do novo coronavírus no Estado do Amazonas pelo Movimento da Cruz Vermelha.

DIRETORIA FINANCEIRA (DFIN)

E-mail: dfin@cvbam.org.br

SECRETARIA GERAL (SGAM)

E-mail: sgam@cvbam.org.br

ASSESSORIA JURÍDICA (AJUR)

E-mail: ajur@cvbam.org.br