O Dia da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade.
Com isso, pais e seus filhos no espectro, além de lutarem contra o estigma e exclusão, enfrentam desafios diários para garantir acesso as terapias, diagnóstico e serviços especializados. Felizmente as famílias não estão sozinhas em sua luta, a conscientização sobre essa especificidade tem aumentado em todo mundo e há cada vez mais recursos disponíveis para as pessoas com TEA e suas famílias.
Salientamos que o compromisso é de todos, para criar uma sociedade mais inclusiva e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.
Neste Dia da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, devemos nos unir em prol da inclusão e aceitação das pessoas com TEA, celebrando a diversidade humana e juntos desenvolver uma sociedade mais justa e adaptada para todos. Dessa forma, a Cruz Vermelha Brasileira Amazonas como uma organização humanitária que trabalha promovendo a saúde e aliviando o sofrimento humano, seguindo os seus princípios, afirma que todas as pessoas merecem respeito, igualdade e oportunidades, independente de suas diferenças.